Nossa Vida de Comunidade

Capela da Adoração Perpétua

As 24 horas do nosso dia são ritmadas pelo “SERVIÇO CÍCLICO DA ADORAÇÃO”, ou seja, o revezamento das Irmãs em suas horas de Adoração durante todo o dia e toda a noite.

É este o nosso serviço primordial, que tem sua organização diária feita em dois quadros: o quadro da ADORAÇÃO DIURNA e o quadro da ADORAÇÃO NOTURNA nos quais são colocados os nomes das Irmãs em suas horas.

Temos também, é claro, tudo aquilo que é próprio de toda Vida Religiosa: a Santa Missa diária, o Ofício Divino cantado em Coro diante do Santíssimo Sacramento Exposto, o terço rezado em comum na Capela, outros exercícios de piedade na Capela e no interior do Convento, momentos de Meditação pessoal e leitura espiritual, Reflexão Comunitária da Palavra de Deus, Reuniões Comunitárias, Recreios Comunitários e os trabalhos na Comunidade.

O “Laudes” de cada hora

A cada hora ao toque do sino, todas as Irmãs recitam as seguintes invocações; – Louvores e graças se  dêem a todo momento – Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. Bendita seja a Santa e Imaculada Conceição – Da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus. – Bendita seja a Santa e Perpétua Virgindade, – do Bem-Aventurado José, esposo da Mãe de Deus.

O “Laudes”, – o louvor que rezamos a cada hora – deve plenificar cada minuto da vida da Serva. Louvado, amado, adorado seja a todo momento o SSmo. Sacramento. Seja louvado por nós: espírito, coração, corpo, tudo em nós O louve, ame, adore; que todos os pensamentos de nosso espírito sejam Dele, todos os movimentos de nosso corpo tenham por fim agradar-lhe.”  (Constituições  nº 35 )

O “Laudes” é considerado como “despertador de vida interior” e “precursor da Adoração”.

Quer trabalhando, quer dormindo ou nos alimentando, ou ainda, no silêncio de nossas Celas ou na alegria de um momento recreativo, tudo na nossa vida deve ser um ato sobrenatural e de Adoração.

A cada hora do dia, o “Laudes” vem com suas 3 badaladas calmas e compassadas convidar-nos a intensificarmos nosso desejo e busca de maior união e intimidade com Jesus  Eucaristia e lembrar-nos da proximidade de nossas horas de Adoração.

Sim, o “Laudes” é o “precursor da Adoração” que clama a cada hora: preparai-vos, dentro de cinco, duas, uma hora; ou agora, o Mestre vos chama, é vossa hora de Adoração. Então, a Serva feliz, deixando tudo, parte jubilosa para o genuflexório da Adoração.

Além dos trabalhos no interior da comunidade…… e da manutenção da Solenidade do Culto de Exposição…  .. luminária, ornamentação do Altar, preparação da Liturgia, etc

… confeccionamos hóstias para toda a diocese e fazemos outros trabalhos manuais…

Vocacional

São Pedro Julião Eymard perguntava àquelas que se sentiam atraídas à Vocação Eucarística: “Quereis colocar-vos neste genuflexório e aí arder como o círio que está diante de vós? Sim! Então entrai. Quereis ser serva? Então entrai. Vindes somente para isto: servir à Pessoa do Mestre.”

Vinde adoremos II

A jovem que entra em contato conosco, atraída por nossa Vocação, nosso estilo de vida, nosso Carisma e Missão, é acompanhada inicialmente por correspondência e/ou visitas ao nosso Convento. Persistindo o seu desejo de conhecer melhor a nossa vida, ela é convidada a um tempo de EXPERIÊNCIA na Comunidade.

Tendo ela e a Congregação percebido os sinais de sua Vocação Religiosa Contemplativa Adoradora, ela poderá ser admitida ao ASPIRANTADO, quando a jovem é introduzida gradualmente nos exercícios da Comunidade. Manifestando o desejo de continuar essa caminhada, a Aspirante faz o seu pedido para ingressar no POSTULANTADO. A Postulante com a veste que lhe é própria é iniciada nos exercícios do Noviciado. Durante o tempo do Postulantado ser-lhe-á dada a conhecer a finalidade da Congregação.

Perseverando em seu desejo de Consagração, a Postulante pede a sua admissão ao NOVICIADO, que se inicia com a recepção do Hábito Religioso. Através da leitura e meditação assídua da Palavra de Deus e das Constituições da Congregação e mediante a devida formação recebida, a Noviça se prepara na oração, no silêncio, na reflexão, na escuta para os seus Primeiros Votos Religiosos.

Decorrido o tempo do Noviciado e estando a Noviça firme em sua Vocação, ela pede a sua admissão à PROFISSÃO TEMPORÁRIA, no desejo de ser “uma hóstia pura e santa”, um holocausto mais perfeito à glória de Deus. Durante o Juniorato é completada a formação religiosa e adoradora das neo-professas.

É chegado enfim o momento do SIM definitivo, para aquela em cujo coração continua a ressoar suave e firme a Voz do Mestre, ansioso por tê-la como Sua Esposa Eucarística. A eleita emite então a sua PROFISSÃO PERPÉTUA, “dedicando-se total e livremente ao Serviço perpétuo da Adoração de Jesus Cristo nosso Rei e nosso Deus, verdadeira, real e substancialmente Presente no Santíssimo Sacramento do altar”.

Como o verdadeiro amor não olha para o que dá, mas para o que merece o Bem-Amado”, como um coroamento dessa história de amor eucarístico, a partir de dois anos da Profissão Perpétua, cada Irmã pode pedir a sua admissão ao VOTO EUCARÍSTICO, que é um 4º Voto, específico da Congregação. Se em virtude dos Votos de Castidade, Pobreza e Obediência, somos Consagradas, o Voto Eucarístico no-los faz praticar no espírito próprio de nossa Vocação de Servas do Santíssimo Sacramento da Adoração Perpétua

MENSAGEM FINAL

“Jamais se esqueçam de que uma verdadeira serva de Nosso Senhor deve estar sempre e exclusivamente devotada ao Serviço do Seu Bom Mestre, servi-LO como O serviu a SSma. Virgem, feliz Serva do Senhor, pela pureza de vida, humildade de amor e alegria duma dedicação pura e completa.” (Constituições nº 39)

 

Cenáculo São José Adorador

Além do Cenáculo Menino Jesus de Praga em Taubaté, nós, as Servas do Santíssimo Sacramento da Adoração Perpétua, estamos presentes também em Ituiutaba – MG, desde Março de 2001. A nova Fundação, que se iniciou com 4 Irmãs, recebeu o nome de Cenáculo São José Adorador, e foi instalada inicialmente numa pequena casa próxima ao terreno onde devia ser construído o novo Cenáculo.

image002

Nessa instalação provisória, o Santíssimo Sacramento foi exposto pela primeira vez na Solenidade de São José, 19 de Março de 2001, após a Santa Missa das 6h30 da manhã, presidida pelo Revmo. Pe. Sérgio Paulo, irmão de D. Paulo Sérgio, o então Bispo Diocesano de Ituiutaba, a cujo convite fizemos esta Fundação. Desde essa data de 19 de Março, o Santíssimo Sacramento permanece exposto durante todo o dia, a partir da Santa Missa da manhã até às 17 horas. As Irmãs se revezam na Adoração. Jesus Eucarístico recebe também a Adoração dos numerosos membros da Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento, que começou a ser organizada desde o início da Fundação e que está sempre a aumentar, e de muitos outros fiéis que ainda não são da Guarda de Honra. Grande é a participação também na Santa Missa diária. A nova sede do Cenáculo São José Adorador foi inaugurada na Solenidade de Nossa Senhora Aparecida – 12 de Outubro de 2005, no término do Ano da Eucaristia.  Pedimos ao Pai Celeste com grande confiança o dom de muitas Vocações Religiosas Contemplativas Adoradoras, para que em breve, a Adoração em Ituiutaba seja não somente durante todo o dia, mas durante todas as 24 horas do dia, ou seja, dia e noite. Tu que és Rei e que aos povos dominas, Firma aqui Teu Trono, Jesus! E das plagas formosas de Minas O Brasil para a glória conduz! (Refrão do Hino do II Congresso Eucarístico Nacional – Belo Horizonte – MG)

CENÁCULO SÃO JOSÉ ADORADOR: Rua 20 com Av. 3 e 5 nº 217 – Centro – Ituiutaba – MG – CEP 38.300.000

 

Congregação

fachada-sacramentinas01

A CONGREGAÇÃO DAS SERVAS DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DA ADORAÇÃO PERPÉTUA

 

É uma Congregação inteiramente dedicada ao Culto Solene, Perpétuo e Público da Adoração ao Santíssimo Sacramento. As Religiosas se revezam durante todas as horas do dia e da noite em suas Horas de Adoração. Existem também as horas de oração comunitária: a Santa Missa diária, o Ofício Divino, que é a Liturgia das Horas, cantado em Coro diante do Santíssimo Sacramento Solenemente Exposto, considerado como a Adoração Solene e Coletiva, a reza do Terço de Nossa Senhora e outras orações de devoção.

Unida à Congregação, a Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento é uma associação de fiéis leigos que se comprometem a fazer uma Hora de Adoração Mensal neste Santuário da Adoração Perpétua. São pessoas de todas as idades e condições sociais, provenientes de todas as Paróquias da cidade de Taubaté e demais cidades da Diocese. Vir à Adoração é vir à Fonte das graças. Quantas pessoas já testemunharam os prodígios que Deus realizou em suas vidas depois que se aproximaram mais de Jesus Eucarístico. E quantos outros só Deus conhece! Que Ele seja louvado por tudo!

Além da manutenção do Culto Solene, ou seja: ornamentação, luminária, limpeza da Capela, as Irmãs confeccionam as Hóstias para a Diocese e se dedicam também aos trabalhos no interior da Comunidade e aos outros exercícios da Vida Religiosa: reuniões, recreios comunitários, horários de meditação e leitura espiritual, etc.

Por e-mail, por Telefone e na Portaria do Convento são muitas as pessoas que pedem orações, confiam à intercessão das Irmãs suas necessidades e angústias, bem como seus motivos de louvor e ação de graças.

Este Santuário da Adoração fica aberto diariamente das 6 horas da manhã às 18 horas, sendo que aos Domingos é aberto às 7 horas da manhã. Todos podem participar da Santa Missa diária, cujos horários são: de terça a sábado: 7 horas da manhã / domingo: 8,30 / segunda e primeira sexta-feira: 17 horas. E durante todo o dia, Jesus espera a todos em Seu Trono de graça e de amor.

Este Convento da Adoração Perpétua aqui em Taubaté, que é oficialmente chamado de CENÁCULO MENINO JESUS DE PRAGA, foi fundado há 74 anos, em 8 de Junho de 1939.