Carisma e Missão

Saibam todas que foram escolhidas e fizeram Profissão só para se devotarem ao Serviço da Divina Pessoa de Jesus  Cristo nosso Rei e nosso Deus, verdadeira, real e substancialmente presente em Seu Sacramento de Amor…” (Constituições  nº 4)

Neste Serviço direto ao Deus da Hóstia, ou no serviço à Comunidade, sempre e em tudo, somos Adoradoras

VocacionalApostolados Eucarísticos específicos

Do nosso  Carisma, decorre como que naturalmente a NOSSA MISSÃO.

Nossa vocação contemplativa adoradora é eminentemente eclesial e apostólica. Fazemos trabalhar Nosso Senhor no SSmo. Sacramento expondo-O no Trono e unindo-nos à Sua Oração e Seu apostolado, pelas nossas adorações.

O Instituto consagra-se ao amor e à glória desse Augustíssimo Sacramento, pelo apostolado da oração, pela Guarda de Honra do SSmo. Sacramento, pelos Retiros de adoração e pela Obra do Culto Eucarístico.

Pela Obra da Agregação, esforçar-se-ão as Irmãs para assegurar a Nosso Senhor, em suas capelas, uma Guarda de Honra entre os fiéis, propagando o Culto da Adoração ao SSmo. Sacramento e o amor à Sagrada Eucaristia num maior número de almas.

“A fim de se dedicarem exclusivamente ao serviço de seu Rei celestial e de estarem dispostas a cumprir a finalidade de sua vocação contemplativa adoradora, só farão apostolado específico do Instituto no próprio Convento. Seu lema será: “TUDO PARA O SERVIÇO DE JESUS NO SANTÍSSIMO SACRAMENTO” (Constituições nº 6 )

Grande é a irradiação da “Obra da Adoração Perpétua” aqui em Taubaté. São muitos leigos, Sacerdotes, Bispos que pedem informações sobre São Pedro Julião Eymard e sua Obra, que querem orientações para organizar o movimento da Adoração em suas Comunidades, Paróquias, Dioceses.

 

A GUARDA DE HONRA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO “A Agregação (ou Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento) é uma união espiritual pela qual um membro inspira-se na vida eucarística do Instituto, partilha o seu fim, sob a lei dos deveres próprios do estado em que vive, e torna-se participante ativo de todos os méritos e graças espirituais do Instituto. Assim, também os leigos como adoradores, agindo santamente em toda parte, consagram a Deus o próprio mundo.”    (Constituições nº 94)

Uma Irmã é encarregada de dirigir as Reuniões mensais dos Zeladores e de promover outros Encontros Espirituais também para os Zelados, tudo isso visando a formação cristã, especialmente eucarística dos adoradores. Tais Reuniões são realizadas  no Salão da Guarda de Honra, ligado à Portaria do Convento. Contamos também com a colaboração de vários Sacerdotes que fazem Palestras para os Zeladores e Zelados.

 

Os membros da Guarda de Honra – Zeladores e Zelados – se comprometem a fazer uma Hora de Adoração mensal em nossa Capela. São já cerca de 5.000 adoradores que se revezam durante o mês em suas Horas de Adoração Mensais, audiências de amor com o Divino Rei. A Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento conta entre seus membros pessoas de todos os bairros e Paróquias da cidade de Taubaté e também de outras cidades da Diocese. Já se inscreveram alguns membros até de outras Dioceses, como São José dos Campos, Guaratinguetá, São Paulo.

Quem são os Zeladores?  – São aqueles que cuidam de um grupo de Zelados, entregando os cartões, instruindo-lhes na prática da Adoração, incentivando-lhes a perseverança e fidelidade ao compromisso de uma Hora de Adoração Mensal em nossa Capela – Santuário da Adoração Perpétua.

Graças ao cartão pessoal que cada Adorador coloca numa urna na Capela após sua Hora de Adoração, é possível fazer-se uma estatística das horas de Adoração diárias, mensais, anuais.

Conforme o pensamento de São Pedro Julião Eymard, todas as pessoas de todas as idades e posições sociais são convidadas a este contacto com Jesus Vivo e realmente Presente em Seu Sacramento de Amor. E é isso o que vemos realizar-se diariamente nesta pequena Capela – verdadeiro Santuário da Adoração Perpetua – da antiga “Rua das Palmeiras” de Taubaté.

Na verdade, são muitíssimas pessoas que mesmo sem fazer parte ainda da Guarda de Honra do Santíssimo Sacramento, vêm a todas as horas do dia prostrar-se aos pés de Jesus Hóstia, num testemunho de amor ardente e de profunda fé e confiança.

São realizadas também HORAS SANTAS COLETIVAS, inclusive de crianças e adolescentes que enchem a Capela com sua piedade e entusiasmo.

Um Comentário

  1. SEBASTIÃO APARECIDO DIAS DE LIMA

    ME INTERESSEI PELA GUARDA DE HONRA SEMPRE ESTOU EM TAUBATE, E PASSO LINDOS MOMENTOS DE ADORAÇÃO NA CAPELA. COMO POSSO FAZER PARTE DA GUARDA DE HONRA MORO EM LORENA SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *